Perfil

BIOGRAFIA


Nascido num lugar denominado “Estância”, bairro da Aleluia do distrito da Quadra, município de Tatuí, aos onze dias de Fevereiro de 1888.
Eram seus pais o Capitão João Francisco Soares, natural da vila de Uma, município de São Roque, e Crescência Maria Soares, natural do bairro de Capão Alto, município de Itapetininga.
Era o sexto irmão de uma prole de treze filhos, dos quais, oito mulheres e cinco homens, destes, seis se aposentaram no magistério. Passou a sua infância em Itapetininga, onde concluiu o Curso Primário na Escola Modelo de Itapetininga. Posteriormente ingressou no Curso Complementar de formação de professores primários, mas, antes de sua diplomação, interrompeu os estudos para ingressar na Comissão de Engenheiros do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo, que tinha o encargo de proceder à exploração das nascentes do Rio do Peixe, inclusive o levantamento de sua Carta Geográfica.
Permanecia com idéia fixa de ser um dia professor que era a carreira nobre e econômica do tempo.
A sorte vem em seu auxílio por volta dos fins de 1910, quando, por um desses golpes do acaso a loteria estadual pôs em suas mãos a vultuosa quantia, para os tempos de então, de doze contos de réis.
Para o professor foi uma grande felicidade e em 1912 diplomou-se professor primário e contraiu núpcias com a professora D. Maria Eugênia Martins.
Em 1913, já casado então, partia o professor com sua esposa, para o Bairro Ribeirão Vermelho, que pertencia ao Município de Itaporanga, a fim de ambos ingressarem no magistério primário.
Onze anos, permaneceu o professor Lázaro Soares na regência da escola masculina de Ribeirão Vermelho que, com as demais, veio a constituir as Escolas Reunidas de Ribeirão Vermelho e para cuja direção o professor fora nomeado e em 13 de março de 1925, em virtude de novas disposições dos regulamentos escolares, foi o professor designado para reger a 1ª escola masculina das Reunidas Urbanas de Ribeirão Vermelho em concomitância com o cargo de Diretor das Reunidas Urbanas locais, no qual ele permaneceu até 1929, quando, pelo decreto de 18 de março fora nomeado em comissão, o professor de Pedagogia e Didática da Escola Normal Livre, anexa ao Colégio Patrocínio, de Itu, cargo que exerceu por apenas 23 dias e do qual desistiu, em virtude de não ter podido conseguir a remoção de sua esposa D. Maria Eugênia Martins, para aquela cidade.
De volta a sua unidade escolar em Ribeirão Vermelho, ali permaneceu até 16 de janeiro de 1930, quando fora nomeado, em comissão, para o cargo de Inspetor Fiscal junto a Escola Normal Livre de Faxina, cargo que exerceu até 1° de dezembro do mesmo ano, e do qual fora dispensado a pedido. Tendo as Escolas Reunidas de Ribeirão Vermelho sido convertidas em Grupo Escolar de 2ª ordem, o professor Lázaro fora nomeado para o cargo de Diretor do referido Grupo Escolar.
Nesse cargo permaneceu em atividade administrativa escolar até os fins de 1934, quando acometido de moléstia grave e fatal nos inícios de 1935, examinado e desenganado por médicos, tanto da cidade de Faxina como da Capital do Estado, o professor Lázaro perdeu gradativamente a voz, falecendo em 15 de maio de 1935 aos 47 anos, dos quais havia dedicado vinte e três em benefício da cruzada paulista contra o analfabetismo paralelamente a um trabalho humano e de coração que, durante toda a sua vida de professor e de cidadão exercera na Vila de Ribeirão Vermelho, se multiplicando nas tarefas filantrópicas de constante servir nas difíceis conjunturas de carência de facultativos e de profissionais de farmácia na localidade, de medico, farmacêutico, parteiro, e outros.
Por essa razão, o professor Lázaro teve uma multidão de amigos, afilhados e compadres que, em verdadeira procissão de dor e saudade, acompanharam os seus restos mortais até o cemitério municipal naquele dia extremamente tristonho e infeliz, quer para a sua numerosa família como para a comunhão de seus admiradores e amigos. Hoje, os restos do professor Lázaro Soares por sua última vontade, acham-se depositados em campa do Cemitério do Santíssimo Sacramento de Itapetininga, juntamente com sua querida e fiel esposa que a ele se juntou por sua última vontade.

SOBRE A ESCOLA

Tipo de atendimento/recursos: Ensino Fundamental – ciclo II, Ensino Médio, Telecurso Ensino Fundamental, Telecurso Ensino Médio e projeto Acessa Escola.
Nossa escola foi criada em 07 de abril de 1932 com o nome de Grupo Escolar de Ribeirão Vermelho do Sul, passando a denominar-se: Grupo Escolar “Prof. Lázaro Soares” pelo Decreto nº 26.188 em 27 de julho de 1956; em 23 de janeiro de 1976 houve a fusão do GESC “Prof. lázaro Soares” com o Ginásio Estadual de Ribeirão Vermelho do Sul, passando a denominar-se E.E.P.S.G. “Prof. Lázaro Soares” e posteriormente passou a denominar-se Escola Estadual “Prof. Lázaro Soares”.
Em 1996 com a reorganização das escolas da rede pública estadual, passa manter somente classes do Ciclo II do Ensino Fundamental Regular,Ensino médio e Suplência II do Ensino Fundamental, conforme Decreto 40.473/95.
Hoje a Escola conta com 23 classes num total de 887 alunos,distribuídos em 14 classes do Ensino Fundamental, 7 classes do Ensino Médio e 2 classes de Telecurso 2000,(Ensino Fundamental e Ensino Médio).
A escola localiza-se na região central da cidade próxima a alguns estabelecimentos comerciais (supermercados, bares e lanchonete). Os alunos desta escola residem na zona rural, nas vilas e também no centro de diferentes níveis sócio – econômico-cultural: funcionários públicos, cerealistas, bancários e autônomos.
Uma parcela desta clientela é oriunda de família pobre, onde os pais exercem sub-empregos, ou vivem de caridade pública, os pais desses alunos apresentam um alto grau de frustração e fracasso, o que invariavelmente conduz ao alcoolismo e desestruturação familiar. Outros são bóias-frias e trabalham em outras cidades ou estados em época de safra. Decorrente disso, alguns destes alunos apresentam baixas expectativas em relação ao futuro e faltam as aulas para ajudar na manutenção da própria família ou para atender os irmãos menores, outros freqüentam a escola para receber suplemento alimentar, pois não apresentam expectativas de ascensão social.
Na sua maioria as famílias moram em domicílios simples, porém, com infra-estrutura necessária (água, luz e esgoto) e algum conforto como rádio, televisão, etc. Raras são as famílias que possuem computador.
Em relação a Segurança a escola tem um bom atendimento pela Polícia Militar, não enfrenta problemas de marginalidade, agressões e drogas. Em relação à Saúde das famílias é considerado regular. O município conta com o Médico da Família, a maioria utiliza-se do Posto de Saúde e do Hospital Municipal, em casos graves os enfermos são conduzidos às cidades vizinhas.